Facebook JS

23 de fevereiro de 2012

Porto chamuscado, Sporting apurado, Braga eliminado e Benfica adiado

Termina mais uma jornada europeia. Ao contrário da época passada, só ainda estamos em Fevereiro e apenas uma equipa certa para a próxima ronda: o Sporting.
Na quarta-feira de cinzas, o Dragão queimou-se mais uma vez em Inglaterra. Impressionante o registo do Porto nestas visitas, desta feita pela negativa, algo pouco habitual: 17 jogos, 0 vitórias e apenas 2 ou 3 empates! Em Manchester mais um resultado dentro da média… Num jogo já de si difícil, incompreensível a forma como (não) entra no jogo. Saem os azuis e no quarto ou quinto passe, o Otamendi coloca a bola no adversário, que de imediato faz uma grande abertura a isolar Aguero. O defesa portista, como se já não bastasse o mau passe, não recupera a posição, não fecha no centro, não intercepta o passe e não vai atrás do compatriota. O Rolando também lá não estava para a dobra (como não tem estado noutras ocasiões). Por último, o Hélton sai e deixa meia baliza escancarada. Um dos bastiões do Porto, a defesa, é nesta época um foco de instabilidade. Resta esperar que não se recomponham pelo menos até 2 de Março.
 O Sporting lá se safou, com algum sofrimento até ao 1-0. Ainda com 0-0 na segunda parte fiquei na dúvida se era uma onda de lesões ou ordens do Sá Pinto para quebrar o jogo e queimar tempo. Certo é que o árbitro deu 5 minutos de desconto, pouco habituais na Europa. Vistas bem as coisas este leão ainda tem muito por que lutar até final da época: 3º lugar na liga (e consequente pré-eliminatória da Champions), acesso aos quartos de final da Liga Europa, após duplo duelo com o carrasco do dragão, o City. Estou curioso por este embate, acho que o Sporting tem hipóteses, mas tem que fazer o seu papel, isto é, de equipa pequena, muito coeso defensivamente e explorar o contra-ataque. Por último a final da Taça de Portugal. Nova alma leonina.
O Braga parece que até fez um bom jogo, venceu na Turquia, bom resultado, mas escasso e consequente eliminação. Todas as atenções viradas agora para o campeonato, onde ainda terá, com certeza, uma palavra a dizer.
Resta esperar que o Benfica faça um grande jogo com os russos do Zenit, para assim marcar presença nos oito magníficos europeus. Espera-se uma grande noite europeia na Luz. Mas até lá, há campeonato. Não acredito que nada se altere até ao clássico. Aí sim, uma semana de decisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário