Facebook JS

14 de março de 2012

Alargamento sim, mas com jeitinho!

À bruta é que não! É uma violação da integridade da Competição (disse a FPF), é preciso tratá-la com carinho que ela até é boa...

Sou a favor porque:

- Mais jogos: o campeonato é curto e, com excepção desta época, tudo fica decidido muito cedo. Mais 4 jogos, não são assim tantos, mas podem ainda acrescentar alguma incerteza no final (mais lesões, castigos, baixas de forma). E para quê 3 semanas de paragem no Natal e passagem de ano?

- Maior variedade no calendário: investiguem e reparem que, com todas as condicionantes (algumas sem sentido, a não ser o das transmissões) do sorteio do calendário, a tendência das jornadas é quase sempre a mesma. Exemplo das duas últimas épocas (se não estou em erro): quando o Benfica joga com o Sporting, o Porto joga com o Braga e o Sporting joga no final com o Braga.

- Somos o 4º campeonato da Europa: se queremos mais jogos, vamos ter 12 equipas e um play-off? Isso é uma estrutura de campeonato secundário, se estamos no top, não podemos ter um campeonato de brincar. Na Holanda o campeonato tem 18, talvez tenham mais poder financeiro, mas as nossas equipas são menos competitivas que as deles? Não. Os holandeses gostam mais de futebol do que nós? Também acho que não.

- Competitividade das equipas, ditas pequenas: há equipas na segunda liga bastante competitivas. As que sobem normalmente vêm com outra embalagem e dão muito boa conta de si. O futebol mudou, ir jogar contra o último está longe de ser uma goleada ou mesmo uma vitória garantida.

- Receitas das equipas, ditas pequenas: um dos argumentos contra diz que estes clubes não teriam orçamento para mais viagens. No entanto, também se ouvem queixas quando existem paragens de 3 semanas. As receitas de bilheteira, com excepção dos jogos com os grandes, nunca serão o “ganha pão”, o grosso vem de publicidade, transmissões, transferências, e o que melhor para isto do que estar na principal liga?

- E por último… porque sim;

Vá. Pensem melhor no assunto e definam tudo até ao início da próxima época. Em 2013/2014 teremos então um campeonato alargado.

Sem comentários:

Enviar um comentário