Facebook JS

21 de março de 2012

Tacinha de Picuinhices

A Taça da Liga não é nem nunca foi a prioridade do Porto. Frase muitas vezes repetida ao longo dos anos de existência desta espécie de competição. A Supertaça que se decide num jogo é que é um título a sério! No entanto, não foi a desvalorização por parte dos azuis que se viu hoje em campo. Bem sei que nem que fosse a feijões ou caricas o Porto não iria perder uma oportunidade para vencer o seu rival mais que tudo. A atitude empregue hoje na Luz em tudo valorizou a vitória do Benfica, em mais um grande jogo entre duas boas equipas, que apesar de poupadas nos titulares, não o foram no relvado.

O Benfica entrou melhor, e em 5 minutos constrói uma daquelas jogadas para ver e rever. Muitas que se têm visto, ao primeiro toque, envolventes, mas que por se irem tornando banais neste Benfica, deixam de ser valorizadas. Grande finalização do Maxi (o que eu me rio quando dizem que o João Pereira é melhor). Depois o pior, que também se vai tornando habitual neste Benfica, o permitir a reviravolta no resultado e de novo o pairar da nuvem negra de mais uma derrota na Luz com o Porto. Verdade seja dita que o remate do Lucho estava destinado a sair pela linha lateral, mas… acabou no fundo da baliza. A seguir mais um livre lateral e Mangala mais alto que toda a gente, a cabecear e, não retirando mérito, com mais uma boa pitada de sorte a bola a passar por baixo das pernas do Eduardo. O Porto abriu o livro e o Benfica a defesa, e só não voltou a sofrer, por acaso. Demorou a voltar, mas voltou, após a meia hora, em 5 minutos Luisão à trave, Luisão ao poste e… Aimar ao poste. Tudo em lances de laboratório.

Até que, o grande caso e escândalo do jogo! Que visão! Mais um livre de laboratório, quase em cima do grande círculo, marca o Pablito com mestria, recebe o Javi sozinho na pequena área e toma lá Nolito… “FOI COM O BRAÇO!!!” Reclamam os jogadores do Porto. Vendo bem, não há certezas e parece que foi com o peito. É pena! Golo com o braço tinha sido o momento alto da noite. Mas esse ficou reservado para o Cardozo (já lá vamos). Mas espera, afinal parece que o lance foi mesmo irregular, uma falta do Luisão? Agarrou o Sapunaru para o impedir que saísse para o contra-ataque quando o livre acabou de ser marcado, ou que saltasse 4 metros de altura para cortar a bola? Um bloqueio, obstrução? Chamem-lhe o que quiserem mas no campo ninguém reclamou. Foi com grande estupefação que assisto à indignação do Vitinho no final. E, pasme-se ou não, até o Pintinho volta à ironia e deixa escapar um “desta Taça já nos livramos”. Convém lembrar que já só te falta uma para estarem completamente livres… Quando se esperava uma atitude de elevação do Porto, aceitando a derrota, surgem as críticas à arbitragem. Fora de jogo, mal tirado ao Hulk? Talvez… temos pena. Mais do mesmo. E convém não esquecer que também critiquei o Benfica e o não reconhecimento da superioridade do Porto no jogo do campeonato. É uma tristeza ver-se no pós jogo as repetições repetidas de lances de faltas e faltinhas. Então e mostrar movimentações, jogadas bem feitas, movimentos ofensivos e defensivos, como se viu por exemplo na RTP no último Mundial? Na minha opinião seria um programa com audiência. Mas nada bate as picuinhices.

Voltando ao jogo jogado, o Porto até continuou bem, até que mais uma boa transição do Benfica, resultou num grande golo do Cardozo após algo em que não é forte, o sprint, ganho ao homem do jogo, o Mangala. Para mim o homem do jogo porque está no primeiro golo do Benfica, faz o empate e falha o corte no 3-2, permitindo o remate forte e colocado do melhor goleador a actuar em Portugal: 25 golos em todas as competições esta época.

Estamos na final, mas por mim tinha poupado mais. Sexta-feira há jogo, o mais importante desta época, não só porque é o próximo, mas também porque dá inicio a uma série diabólica e ganhá-lo é crucial para manter a motivação e a pressão no campeonato. Teria deixado pelo menos o Aimar e o Witsel de fora.

3 comentários:

  1. Calma jovem! Acumular tanta raiva faz mal à vesícula! Devias soltar isso mais vezes! :)

    Só mais uma nota, o Cardozo é o melhor em Portugal porque os melhores vão saindo e ao Cardozo ninguém quer. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A raiva foi para estar em sintonia com o VP.

      Quanto ao Cardozo, tudo bem. Pode acabar a carreira no Benfica e continuar a caçar Dragões, já lá vão 7 tiros certeiros:
      "Tenham Cuidado
      Ele é perigoso
      Ele é o Oscar Tacuara Cardozo!"
      :)

      Eliminar
  2. Este ano é o VP, no ano passado o AVB, para o ano o DP... agora os raivosos do cavalo branco e do LFV sempre a apelar à indignação pública, jogo após jogo, a falar do champanhe, a oferecer porrada os árbitros no final, a apagar as luzes... tudo normalllllllllllll.... tranquiloooo

    Desses 7 tiros certeiros, 4 não serviram de muito porque o Benfica acabou derrotado :) Portanto o Cardozo não é lá grande caçador!

    ResponderEliminar