Facebook JS

12 de março de 2012

Sou só eu ou...

... mudar as regras do jogo a meio do campeonato é ilegal, imoral e impraticável?!

Mas quem é que toma uma decisão destas? Ainda por cima sabendo que é ilegal... Ou será que não sabem, e aí têm que ser classificados como incompetentes e o nosso futebol está entregue à incompetência?

Indicar agora, a 8 jornadas do fim que não desce nenhum clube da primeira para a segunda liga é desvirtualizar esta competição... O Leira, actual último classificado ainda tem que jogar, por exemplo, contra o Sporting e contra o Benfica podendo neste caso, ter uma palavra bastante importante a dizer na luta pelos lugares cimeiros... E o Feirense, actual 15º classificado que vai jogar ainda também contra o Sporting e Braga - já na próxima jornada! Vão-me dizer que os clubes vão lutar da mesma forma ao saberem que já não descem? É óbvio que não, tudo será muito mais descontraído...

Sobre isto e tentando justificar o injustificável, diz-nos o actual presidente da liga de futebol profissional - mas que marreta! - dizer-nos que, relativamente a este mesmo ponto que referi anteriormente, "... é óbvio que ninguém quer ficar em último (mesmo que não desça!). O actual 10º classificado também já não está a lutar nem por um lugar na UEFA nem pela manutenção e ninguém diz que vão jogar com menos vontade...". Ora caro senhor presidente! Se ao menos o senhor estivesse minimamente atento, saberia que o actual 10º classificado da liga é o Gil Vicente com 23 pontos, apenas mais 6 (!!!) pontos que a linha de àgua e 8 para o último. Ora, se 6 pontos é uma distância segura para a manutenção em 8 jornadas... É a pessoas como esta que o nosso futebol está entregue...

Segue-se uma novela que se antecipa ser longa, dura, e que nada ajuda a quem gosta de futebol...

Deixo-vos com uma pergunta: Em quê é que o futebol nacional iria beneficiar com a introdução de mais duas equipas na principal liga portuguesa? Mais duas equipas com pouca representação ao nível de adeptos que poucos adeptos iriam trazer aos estádios! Mais duas equipas com quem dividir as (poucas) receitas da primeira liga (e da segunda, já que também será alargada a 18 clubes!) e mais 4 (!!) jogos por época para as equipas nacionais com as respectivas deslocações e custos associados! Sou só eu... ou não é claro que sejam os clubes a beneficiar com isto?!

2 comentários:

  1. Eu concordo com o aumento. Os clubes portugueses precisam de mais jogos. Este campeonato está a ser uma excepção, mas normalmente fica tudo decidido muito cedo. Se faltassem 12 jornadas em vez de 8, não achavas que o Sporting até poderia recuperar mais pontos?

    Agora, não descer ninguém é simplesmente surreal!

    Uma decisão destas não pode ser feita em cima do joelho. Seria sempre para aplicar no final da próxima época e não já nesta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que gostava que o meu Sporting estivesse na luta... mas para isso não era preciso mais 2 clubes. Era preciso que tivesse havido isenção da parte dos árbitros desde a jornada 1. Quanto ao aumento do número de clubes para 18 não concordo e, não me querendo repetir pois já expliquei no post, os meus argumentos são basicamente económicos. Não me parece viável neste momento ter mais 2 clubes na primeira liga com ordenados em atraso! Quanto à questão do calendário e ao facto de estarmos no Natal 2 semanas sem campeonato (argumento que também já ouvi hoje), penso que seja facilmente resolvido com o desafogamento do calendário em Fevereiro/Março que é demasiado sobrecarregado!

      Eliminar